Quem costuma assistir vídeos em DVD sabe o quanto é incomodo aqueles momentos em que se tenta assistir ao conteúdo de um disco e o aparelho utilizado é incapaz de ler corretamente as trilhas. Geralmente isso se deve a arranhões na superfície, muitas vezes irrecuperáveis.

O problema não é novo e já acontecia com frequência na época dos CDs musicais, com devido à grande sensibilidade, parece que discos em DVD às vezes são verdadeiros imãs de problemas. A situação piora quando se tratam de filmes caros, daqueles que dificilmente se empresta por medo de acidentes.

O CloneDVD é um software que permite acabar com esse problema, permitindo a criação de cópias de segurança de seus filmes e shows favoritos. Assim, quando for realizar uma viagem, por exemplo, não é preciso se preocupar em perder seus discos precisos – basta levar a cópia da segurança e dizer adeus à preocupação.

Ao contrário de outros programas que simplesmente formam uma imagem idêntica ao disco original, o CloneDVD permite um grau de personalização maior, dispensando o conteúdo desnecessário. Por exemplo, para que adicionar faixas de áudio em chinês e legendas em russo se você sempre assiste ao mesmo filme com áudio em inglês e sem legendas?

Para facilitar a vida do usuário, além de dispensar conteúdo indesejado, o programa trabalha com diversos formatos de saída, o que facilita em muito o processo de gravação. Além de simplesmente utilizar a mesma estrutura de pastas, pode-se optar por converter o DVD para o formato ISO, compatível com a maioria dos gravadores disponíveis no mercado.

O programa ainda serve como uma forma de transferir vídeos para aparelhos como o PSP, iPod ou iPhone, atuando de forma competente na conversão de arquivos. Assim, você pode assistir a seus filmes favoritos do lugar onde estiver, sem depender de um televisor e um aparelho de leitura para realizar isso.