Anti hacker, antivirus, downloads grátis, apostilas free, tutoriais de programas, Anti Invasão Como limpar seu HD de arquivos desnecessários

Pessoas visitaram esta pagina

Quem usa o Word, provavelmente sabe que ele sempre cria um arquivo com extensão TMP (temporário). O programa cria esse tipo arquivo para cada documento que ele abre. O problema é que, em alguns casos, como em travamento do micro ou erro do programa, o Word não os apaga. Com isso, eles vão se acumulando até você ficar com um monte de arquivos desnecessários e que deixam o computador mais lento.

Mas, não é só o Word que cria esse tipo de arquivo, muitos outros programas também precisam de arquivos temporários para funcionar. O Internet Explorer e Netscape Navigator por exemplo, armazenam em uma pasta tudo o que você visualiza em uma página da Rede. Teoricamente, isso faz com que o programa acesse aquela página com mais velocidade (cache). No entanto, os arquivos muitas vezes ocupam espaço sem ajudar nada. Outro tipo de processo que acumula arquivos desnecessário no computador é a instalação: nas pastas C:\Windows\Temp e C:\Temp, inúmeros programas descompactam arquivos que utilizam na hora da instalação e não os deletam em seguida, como é correto fazer.

Porém, existem programas feitos especificamente para limpar seu HD desses tipos de arquivos, como o CleanSweep, da Symantec (www.symantec.com). Mas, existe um dentro do próprio Windows e que é muito fácil de se usar: o Limpeza de Disco (Disk Cleanup), que você pode acessar indo em Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema e clicando no nome do programa. Ele é muito simples e serve de alternativa aos programas pagos.

Assim que clicar no programa, selecione o drive que deseja limpar na janela que surgir e clique em OK. Automaticamente, o programa fará um cálculo de quanto espaço em disco será liberado pela limpeza. Em seguida, você deve optar por quais tipos de arquivo devem ser excluídos do disco. Você pode mandar o programa excluir todos sem temer algum dano no computador, pois eles não são usados pelo sistema. O programa mostra 5 pastas onde estão guardados os arquivos temporários: Temporary Internet Files (aqueles que o navegador usa para visualizar mais rapidamente as páginas); Offline Web Pages (páginas gravadas no micro para você ver sem se conectar); Downloaded Program Files (arquivos de programas baixados pela Internet); Recycle Bin (da Lixeira do Windows) e Temporary files (os TMPs).

O programa Limpeza de Disco (Disk Cleanup) apagando arquivos desnecessários

Se clicar em Mais Opções e depois no primeiro botão, você poderá escolher por eliminar também algum componente do Windows, como o Paint por exemplo e clicando no segundo, é possível remover programas que você instalou e não usa mais. Na verdade, essa guia é apenas um atalho para ferramentas que existem no Painel de Controle.

A última guia, Configurações, permite que você escolha que o Limpeza de Disco seja executado sempre que o computador ficar lento por causa do pouco espaço em disco. Se quiser que isso aconteça, basta clicar na caixa com essa opção e a função será ativada.

Após tudo isso, é só clicar em OK e seu HD ficará livre dos arquivos inúteis. É recomendável fazer isso periodicamente, como uma vez por semana, por mês ou até mesmo por dia, visto que o processo de eliminação de arquivos não demora muito. Fazendo isso, além de evitar que o computador fique mais lento, você estará deixando mais espaço no HD.

Mas também existe outra opção gratuita e mais eficiente: o programa freeware Easy Cleaner, disponível na seção Downloads do InfoWester. A vantagem deste programa, é que ele não só limpa o HD de arquivos desnecessários, como limpa o registro do Windows e possui mais funções. Só que deve ser usado com um pouco de cuidado, pois você pode acabar configurando ele para apagar arquivos de sistema. Assim que instalá-lo, você poderá passá-lo para português.


Anti invasao  Todos  os direitos reservados 2004