Front Page 2000 Basico Crie Seu Site
Contador Grátis

O que é um site da Web?


Um site da Web é um local em uma rede de computadores que torna as informações, sob a forma de páginas ou documentos, disponíveis para os visitantes que chegam ao site usando um software navegador. A rede de computadores pode ser a Internet, de âmbito mundial, ou uma intranet, uma rede local que interliga todos os computadores de seu escritório. As informações podem ser publicadas na forma de páginas de HTML ou em outros formatos de documentos. Para visualizar as informações disponíveis no site, os visitantes usam programas de software de navegação, como o Internet Explorer ou Netscape Navigator, que traduzem as páginas de HTML dos sites da Web em texto e elementos gráficos nos seus monitores.

O que é uma homepage?
Ao chegarem a um site da Web usando um navegador, em geral os visitantes vêem uma homepage, que normalmente dá as boas-vindas aos visitantes do site. A homepage é um documento em formato de HTML que quase sempre descreve o conteúdo disponível no site, podendo incluir informações pessoais sobre o autor do site. As informações adicionais fornecidas poderem incluir notícias sobre o departamento ou a empresa em que trabalha o autor do site, links para outros documentos disponíveis no mesmo site da Web, ou ainda links para outros sites da Web com um conteúdo inter-relacionado.

A principal função de uma homepage é a de ajudar os visitantes a navegarem facilmente pelo site da Web. Para isso, as homepages devem ter uma aparência visual atraente, precisam estar organizadas de forma lógica e devem oferecer informações úteis. No mundo das homepages, quanto menos, melhor.

O
que é HTML?

HTML significa HyperText Markup Language. Trata-se de um padrão mundial para uso de código incorporado ou “marcas de código”, com a finalidade de indicar a formatação que deve ser aplicada ao texto. Por exemplo, para fazer com que a palavra “Alô” apareça em negrito como apresentado aqui, o arquivo de texto lido pelo navegador tem de incluir estas marcas de código de HTML: Alô . O autor da página da Web pode criar um arquivo de texto simples e inserir marcas de código de HTML para criar uma página que poderá ser vista por um navegador, independente do sistema operacional em que o navegador for executado. Essa capacidade da plataforma cruzada, faz da HTML uma alternativa ideal para troca de informações entre sistemas de computadores que, de outra forma, seriam incompatíveis.

As desvantagens da HTML são as marcas de código, cujo uso não é prático, e o fato de que o autor nem sempre pode prever qual será a aparência da página resultante no navegador de um visitante. Embora a maioria das marcas de código de HTML em uso possa ser traduzida por todos os navegadores, foram desenvolvidas algumas marcas de código que só podem ser processadas por navegadores de marcas específicas. Se forem utilizadas essas marcas de código no site, é possível que os visitantes não vejam a página da maneira que se esperava. A conversão de uma grande quantidade de documentos para HTML pode ser demorada e inconveniente, em particular se os documentos são atualizados regularmente em seu formato original. Com o objetivo de facilitar a transição para HTML, muitos programas de processamento de textos oferecem agora o recurso de tradução automática para HTML, mas os resultados podem ser imprevisíveis.

O Microsoft FrontPage 2000 é uma ferramenta para construção e gerenciamento de Webs, os usuários não precisam ter conhecimentos de programação para utilizar os seus recursos. Sua interface gráfica tem tudo que é necessário para desenhar e programar visualmente um site.

Abrindo o FrontPage:
Clique no botão Iniciar, escolha no menu a opção “todos os programas” em seguida escolha a opção Microsoft FrontPage. A seguinte janela será aberta.<!--[endif]-->














O FrontPage é composto pelo seguinte conjunto de funções ou modos:







Página: por meio do qual você cria e edita suas páginas Web sem precisar conhecer






absolutamente nada de programação HTLM (Hypertext Markup Language), pois todas as operações necessárias são semelhantes ao uso de um processador de textos. Você utiliza o modo Página para projetar, criar, e editar as páginas Web que formarão seu Web Site. À medida que você adiciona textos, imagens, tabelas, campos e outros elementos à suas páginas, o FrontPage os apresenta como eles aparecerão em um navegador Web.






Pastas: por meio do qual o FrontPage permite que você organize e gerencie todas as pastas e arquivos que comporão o seu Web Site, além de importar e exportar arquivos.






Relatórios: por meio do qual o FrontPage apresenta um resumo do seu Web Site apresenta diversas informações de gerenciamento do site através de relatórios.






Navegação: por meio do qual você projeta, cria e administra todo o seu Web Site. Você utiliza o modo Navegação para criar a estrutura do seu Web Site, aplicar temas gráficos à suas páginas testar e reparar hyperlinks, administrar privilégios de acesso, executar tarefas e, finalmente, publicar seu Web Site num servidor Web.






Hyperlinks: por meio do qual você pode visualizar, testar e reparar todos os hyperlinks das as páginas que compõem o seu Web Site.






Tarefas: por meio do qual você pode criar uma lista de tarefas a serem executadas, relativas à manutenção e atualização do seu Web Site, facilitando assim sua administração.





Criando uma homepage no FrontPage

A Home Page é a porta de entrada para todo e qualquer Web Site. É a página que é apresentada em primeiro lugar pelo navegador quando você visita um Web Site através da Internet. Por isso, você deve salvá-la com o nome de “index”.


Para adicionar novas páginas no seu Web Site:

1. Na barra de ferramentas do FrontPage clique o botão Nova Página (o primeiro botão da esquerda para a direita). O FrontPage adiciona uma nova página denominada Nova Página, ao lado da página selecionada. Repetindo o mesmo procedimento, você pode adicionar quantas páginas desejar.

Salvando páginas

Para salvar uma página recém criada clique sobre o Menu Arquivo e escolha a opção salvar como, ou clique sobre o ícone que representa Salvar (figura de um disquete).

Lembre-se! Coloque o nome das páginas, sem acento, sem espaço e todas as letras em minúsculo para evitar erros. Ex.: index, administracao, minhapaginapessoal, profissional.

Propriedades da página

Para formatação das propriedades da página, tais como aplicar uma cor ou imagem de fundo, colocar um título na página, mudar as cores de links:

- Clique com o botão direito do mouse sobre a área em branco da sua página. Aparecerá um menu (apresentado na figura a seguir), clique na opção Propriedades da Página.



Irá aparecer a janela a seguir , com diversas guias: geral, plano de fundo, margens, ..Navegue por essas guias completando os espaços necessários ou selecionando opções que lhe agradem.



Na guia geral o importante é informar o título da página, pois ele será apresentado no título da janela do navegador Web.

Já a guia, plano de fundo (figura a seguir) permite determina a cor de plano de fundo (ou você pode selecionar uma imagem para colocar de plano de fundo) e de acordo com a cor escolhida para o plano de fundo, selecione também as cores de links que ficaram adequadas com a cor do plano escolhido. Se você não modificar os valores dessa guia, as cores apresentadas serão utilizadas na sua página.



A guia de margens é interessante porque determinando valores para as margens (exemplo 40 pixels), o texto não fica muito em cima da margem especificada.

Atenção! Se você cometer algum engano ou mudar de idéia sobre modificações efetuadas durante a construção do seu Web Site, você pode utilizar o botão Undo (Desfazer), localizado na barra de ferramentas do FrontPage Explorer para desfazer sua última ação. Ou clicar novamente com o botão direito do mouse e abrir as propriedades da página novamente para fazer as alterações.

Editando uma Página

Para abrir uma página no editor do FrontPage você deve executar os seguintes passos:
1. No menu do Arquivo escolha a opção Abrir ou então clique o botão Abrir. Será apresentada a caixa de diálogo Abrir, através da qual você poderá selecionar a página a ser editada.

2. A partir da lista apresentada, selecione a página desejada e clique o botão Abrir.

3. A página selecionada será apresentada no editor do FrontPage.

Para adicionar um texto a página siga os seguintes passos:
1. Digite na posição adequada o texto desejado.

1. Se desejar, com o cursor posicionado no fim do texto digitado, clique o botão Centralizar, sobre a barra de ferramentas do FrontPage, para centralizar o texto.

Quando você aplica formatações de parágrafos, como a centralização, o FrontPage automaticamente cria o código HTML (tags) correto para cada parágrafo da sua página.

O código HTML é gravado quando você salva a sua página.

A figura a seguir apresenta ícones que permitem: mudar a fonte (tipo de letra), o tamanho da fonte, deixar o texto em negrito (N), itálico (I) ou sublinhado (s). Alinhar o texto a esquerda, centralizá-lo, alinhar a direita ou justificar. Ainda nesta barra, você pode aumentar ou diminuir a fonte, colocar numeração, edentar ou recuar o texto.

Lembre-se! Se você já digitou o texto, você deve selecioná-lo para mudar suas propriedades.



Inserindo uma linha horizontal
No menu Inserir, escolha a opção Linha Horizontal. Uma linha horizontal é inserida na página, exatamente abaixo do texto que você digitou e centralizou.

Criando um link para um site qualquer
No seu site você pode criar links (ligações) para outros sites. Para isto, você deve clicar no ícone inserir hiperlink (apresentado a baixo) ou ir no Menu Inserir e selecionar a opção Hiperlink.

Ao clicar sobre o ícone irá aparecer a janela abaixo.
Digite o endereço completo do site a ser aberto no navegador.



criando um link para um arquivo
Se você criou diversas páginas e quer fazer links de uma página para outra. No campo endereço digite o nome completo (com a extensão do arquivo) da sua página criada. Ex.: administracao.html. Ou utilize o menu “Examinar” para buscar pelo arquivo html para o qual você deseja construir o link.


Criando um link dentro da mesma página
Para criar um link interno a uma página, você deve primeiro inserir um indicador (na posição para onde você deseja navegar). De um nome pequeno ao indicador (de preferência minúsculo, sem espaço). Ao inserir um indicador a figura de uma bandeira é criada no lugar onde foi colocado um indicador.



Uma vez criado o indicador clique no ícone de hiperlink para construir um link para o indicador. A janela “Inserir Hiperlink” é aberta. Agora ao invés de você escrever o endereço da página, você clica no botão indicador e escolhe dos indicadores que estiverem sendo mostrados qual para qual você deseja navegar.

A figura abaixo mostra um indicador chamado topopagina (Esse indicador normalmente é criado no fim da página).



Inserindo Figuras

Para inserir uma figura clique no menu “Inserir Figura” e escolha a opção “do arquivo”. Selecione a figura que você deseja. Na Internet os formatos de figura aceitos são .gif e .jpeg.

Você pode redimensionar a figura se desejar clicando nas bordas da figura e redimensionando.



Inserir Tabela

As tabelas podem facilitar a organização de texto dentro das páginas. Elas também permitem inserir figuras dentro de células e colocar texto ao lado. Veja abaixo o modelo:












Se você colocar o tamanho da borda = 0 a tabela fica transparente na página permitindo uma layout mais agradável.


 



Se você colocar o tamanho da borda = 0 a tabela fica transparente na página permitindo uma layout mais agradável.












Se você colocar o tamanho da borda = 0 a tabela fica transparente na página permitindo uma layout mais agradável.





Para inserir tabela, clique no menu “Inserir Tabela” . A janela abaixo será apresentada. Defina o nº de linhas e de colunas desejada e demais propriedades.