Criar e Publicar Uma Web

Na lição 1, aprendeste como á fácil criar páginas Web com o Microsoft FrontPage e adicioná-las a uma nova Web

na lição 2, continuarás a trabalhar com o Millennium Celebration Web, que criaste adicionando barras de navegação ás suas páginas, aplicando e personalizando temas gráficos, previsualizar e testar a Web, e prepara-la para publicação na WWW.

Antes de publicar a Web, quererás saber se as páginas e ficheiros estão bem organizadas, todos os Hyperlinks a trabalhar correctamente, sem erros ortográficos, e com espaço suficiente no servidor Web para o teu trabalho. O FrontPage pode ajudar-te a completar estas importantes tarefas.

 

Nesta lição irás aprender como:

  • Criar Hyperlinks para outras páginas dentro da Web
  • Adicionar margens fixas e barras de navegação
  • Aplicar e personalizar um tema gráfico
  • Prévisualizar e testar a tua Web num Browser
  • Organizar ficheiros e pastas
  • Gerar um relatório do site
  • Verificar a ortografia de todas as páginas na Web
  • Alterar texto nas páginas
  • Criar e executar tarefas Web
  • Publicar a Web no WWW.

Melhorar a Aparência de uma Web

Se estás a continuar esta lição directamente da lição 1, a Millennium Celebration Web deverá ainda estar aberta no FrontPage. Se é este o caso, salta para o procedimento chamado : "Criar Hyperlinks para outras páginas"

Se estás a continuar este tutorial numa nova sessão, deverás primeiramente abrir a Web antes de poderes trabalhar nela.

Para abrir uma Web existente:

  1. Na barra de tarefas do Windows, clica no botão Start, aponta para Programas e clica em Microsoft FrontPage.
    No assistente escreve :
    How do I open a web?
  2. No menu File aponta para Recent Webs. e clica em c:\My Documents\My Webs\Millenium, para abrir a tua Web, criada na lição 1. Na barra de titulos da aplicação, pode ler-se "Microsoft Frontpage - c:\My Documents\My Webs\Millennium." Podes fechar a página em branco aberta no Page View.
  3. No menu File , clica em Close, ou clica no botão Close, no canto superior direito da página. O FrontPage fecha a página corrente

Enquanto criámos Hyperlinks das imagens e texto na lição 1, podes verificar, que não há ligações para já entre as páginas da tua Web. Mesmo que alguem "surf" até á tua Home Page, não tem hipóteses de ir para as outras páginas. Na próxima secção verás como é fácil fazer Hyperlinks de navegação para outras páginas.

Criar Hyperlinks para outras páginas

  1. No toolbar, clica no botão Folder List, para aparecer o Folder List no Page View
  2. Duplo-click no Index.htm do Folder List para abrir a Home Page. Deverás manter o Folder List aberto enquanto crias Hyperlinks para as outras páginas.
  3. Tecla CTRL+END para colocar o cursor no fim da Home Page.
  4. A seguir localiza a página Background.htm no Folder List. Os ficheiros e pastas no Folder List são mostrados por ordem alfabética. O icon de cada ficheiro dá-nos uma pista para saber que tipo de ficheiro é.
  5. Agora deves "premir o botão direito do rato", "arrastar" e "largar" a página Background no rodapé da tua Home Page, e libertar o botão do rato. O Frontpage insere um Hyperlink (ligação) entre a Home Page e a página Background, com o nome de Background, que é o titulo da página "arrastada". O texto em azul e sublinhado indica a presença de um Hyperlink.
  6. Repete os paços 4 e 5 com as outras 3 páginas, colocando-as debaixo umas das outras
  7. Tecla a "seta para baixo" para anular a selecção do ultimo Hyperlink. A tua página deverá aparecer assim:

 

Enquando podes criar Hyperlinks manuais para outras páginas na tua Web, este sistema pode tornar-se uma tarefa complicada sobretudo se a tua Web for grande. Pior do que isso é se decides adicionar páginas ou removê-las depois de criar os Hyperlinks, terás que manualmente adicionar ou remover os Hyperlinks para elas.

O FrontPage tem uma forma melhor para criar, administrar e automaticamente actualizar os Hyperlinks de navegação que ligam o conjunto das tuas páginas. Antes de fazermos isto, vamos remover os Hyperlinks que acabámos de fazer.

 

Para usar multiplos comandos Undo (reverter a situação anterior)

 

Botão Undo com seta
  1. No toolbar, clica na seta pequena exactamente á direita do botão Undo
  2. O FrontPage mostra a história das ultimas acções que podes reverter. A 1ª dessas acções está seleccionada por defeito. Se clicares nela, somente essa acção pode ser revertida. Podes mover o rato sobre esta lista para as incluir tambem no comando Undo
    No assistente escreve:
    How can I correct a mistake?
  3. Como queremos anular os 4 Hyperlinks, selecciona-os para a ocorrência Drop. Na barra de Status na janela da história Undo pode ler-se Undo 4 Actions
  4. Clica o rato na ultima ocorrência Drop da lista. O FrontPage reverte as ultimas 4 acções, removendo os Hyperlinks que criaste na tua Home Page.
  5. No menu File clica em Save para guardar as alterações da página corrente
Desenhar e Publicar Uma Web
 

Adicionar margens fixas e barras de Navegação

 

Para o Millennium Celebration Web, deixarás que o FrontPage administre os Hyperlinks, onde os visitantes irão clicar para navegar pelas tuas páginas na Web. O FrontPage consegue isto com a combinação de 2 caracteristicas poderosas: margens fixas e barras de navegação automáticas.

Margens fixas são regiões de página que tu queres que apareça consistentemente em todas as páginas do teu Web. Estas margens podem conter páginas, banners e barras de navegação. A página de banners mostra o titulo da página que deste a cada página quando a criaste. As barras de navegação são uma linha ou coluna de Hyperlinks para outras páginas na tua Web. O FrontPage pode automaticamente actualizar as margens fixas e barras de navegação, por isso a estrutura de navegação da tua Web estará sempre correcta, mesmo quando adicionares, moveres ou apagares páginas da estrutura da tua Web.

 

Para criar margens fixas na tua Web

  1. Clica no icon Navigation na barra de Views para alterar para Navigation View
  2. Clica no botão Folder List para esconder o Folder List
    No assistente escreve:
    How can I test a Hyperlink?
  3. No menu Format, clica em Shared Borders. O FrontPage, mostra a caixa de diálogo de Shared Borders. Aqui podes especificar onde queres que o FrontPage insira as margens fixas. Porque a tua estrutura de Web tem dois niveis de páginas - a Home Page e as páginas abaixo - irás usar 2 tipos de margens fixas e 2 tipos de barras de navegação.
  4. Na caixa de diálogo Shared Borders, verifica se a opção All Pages está seleccionada
  5. Para a margem fixa horizontal selecciona a check box Top, e selecciona Include navigation buttons na check box mesmo por baixo.
  6. Para a margem fixa vertical, selecciona a check box left e seleccionas Include navigation buttons na check box mesmo por baixo.
  7. Deixa as check box Right e Bottom não seleccionadas e clica em OK.

De seguida irás personalizar a aparência das barras de navegação por defeito. Porque elas são partilhadas em todas as páginas da tua Web, podes alterar as suas propriedades numa página e as alterações refletir-se-ão em todas as páginas da tua Web.

 

Para testar os Hyperlinks da barra de navegação

  1. No view Navigation, faz duplo-click na Home Page
  2. Esconde o Folder List, fazendo click sobre o respectivo botão. Verifica as alterações que o FrontPage fez na tua Home Page. A margem de cima contem uma página de banner com o nome da página corrente e a margem esquerda contem uma lista de Hyperlinks de navegação que se parecem exactamente com os que criaste manualmente no inicio desta lição. No Page View, podes facilmente testar os Hyperlinks que apontam para páginas e ficheiros da tua Web.
  3. Pressiona a tecla CTRL, e faz click no 1º Hyperlink de navegação chamado Background, no lado esquerdo da página. O FrontPage abre a página que o Hyperlink aponta. Margens fixas e barras de navegação tambem foram aqui inseridas. Nesta página contudo, o link para as outras páginas aparece no topo da margem exactamente por baixo do banner da página. Isto acontece porque o FrontPage usa a estrutura Web que criaste no View Navigation para determinar o nivel da página corrente. Por defeito, a margem fixa de topo, aponta para páginas do mesmo nível da página corrente, enquanto a margem esquerda, aponta para páginas abaixo da página corrente. Na próxima secção irás alterar esta situação para outro desenho.

 

Para personalizar as barras de navegação

  1. No menu Window, clica em Index.htm, para a tornar activa.
  2. Na margem de topo da Home Page, faz duplo-click na frase Edit the properties for this Navigation Bar to display hyperlink here. O duplo click abre a caixa de diálogo Navigation Bar Properties. Aqui podes personalizar a aparência da barra de navegação e dos hyperlinks que estão criados. Correntemente a barra de navegação horizontal é destinada a links com páginas do mesmo nivel. Como a Home Page não tem páginas no mesmo nivel, o FrontPage não mostra barras de navegação nesta margem. Para o Millennium Celebration Web, queremos ter a barra de navegação horizontal na Home Page e a barra de navegação vertical nas outras páginas. Para isso irás alterar e setup de ambas as barras de navegação. Podes fazer as alterações na página corrente e elas refletir-se-ão em todo o teu Web.
  3. Na caixa de diálogo Navigation Bar Properties, clica em Child level, desactiva a check box da Home Page e Parent Page e em seguida OK. O FrontPage cria uma barra de navegação com Hyperlinks para todas as páginas debaixo do nivel da Home Page.
  4. Tecla em Home para desactivar a selecção da barra de navegação. A tua página deverá parecer-se com a que se segue:

 

 

Nota que a barra esquerda de navagação ainda contem os mesmos Hyperlinks da barra de navegação do topo. No próximo paço irás remover esta redundância obvia e alterar a barra de navegação esquerda para que seja mostrada somente nas páginas que a Home Page aponta.

  1. Na margem esquerda da Home Page, faz duplo-click na barra de navegação vertical.
  2. Na caixa de diálogo Navigation Bar Properties, clica em Same Level, selecciona a check box Home Page e em seguida OK. O FrontPage altera as barras de navegação e escreve o texto "Edit the properties for this Navigation Bar to display hyperlinks here". Este texto só é mostrado no Page View enquando trabalhas, ele não aparece no Browser da Web. Isto tambem anula a redundância entre a barra de navagação vertical e horizontal.
  3. Para guardar as alterações efectuadas nesta página, clica em Save do menu File, ou no botão Save da toolbar. A tua página deverá parecer- se com a seguinte :

 

No menu Window, clica Background.htm, para a tornar activa no Page View. Verifica que as alterações produzidas na Home Page em ambas as barras de navegação horizontal e vertical estão automaticamente reflectidas aqui, assim como em todas as outras páginas.