Há alguns meses, o Anti Invasao tem preparado uma série de artigos a fim de ajudar os usuários na montagem e manutenção de computadores. São quase vinte artigos falando sobre instalação de componentes, manuseio de peças e configurações do sistema.

Pensando mais uma vez em facilitar a vida daqueles que nos fizeram o maior site de downloads e tecnologia do Brasil, o Anti Invasao reuniu todos estes artigos em um único lugar, criando uma verdadeira Bíblia sobre montagem e manutenção de computadores.

Tudo o que você precisa saber para tirar e instalar peças no computador pode ser encontrado aqui. Desde a abertura do gabinete até a familiarização com a BIOS. Confira o sumário abaixo e aproveite todas as dicas feitas para você.


 

Antes de começar a desmontar uma máquina, é preciso tomar alguns cuidados, como saber identificar corretamente todos os componentes internos do computador, saber quais ferramentas utilizar, como manusear as peças, etc.

 Reconhecendo os componentes
 

Confira quais são os componentes presentes em um gabinete e saiba como retirar cada um deles. Sabendo reconhecer cada componente, erros comuns, como instalar o disco rígido no lugar da unidade ótica, podem ser evitados. (clique na imagem para ampliar)

Reconhecendo as peças do computador

 Ferramentas necessárias
 

É preciso ter algumas ferramentas básicas para começar a desmontar um computador. Confira quais são os tipo de chave de fenda necessários, bem como os parafusos corretos e itens que ajudarão a proteger as placas e componentes da máquina. Não se esqueça de ver também quais os cabos e placas indispensáveis na montagem de um computador.

Confira as ferramentas necessárias

 Erros comuns durante a montagem
 

É óbvio que não nascemos sabendo tudo, por isso é muito comum que pequenos erros ocorram durante a montagem de um computador. O problema é que descuidos inocentes às vezes podem estragar e inutilizar placas, processadores, etc. Por isso não deixe de conferir como deve ser o ambiente para a montagem e manutenção de um computador e também a maneira correta de conectar os cabos e placas.

 Manuseando as peças
 

As peças de um computador são muito sensíveis e saber manuseá-las é muito importante. Quanto menos contato houver entre seus dedos e os contatos de um componente eletrônico, melhor. Aprenda como pegar corretamente as peças e não corra mais o risco de perder um componente caro simplesmente por não segurá-lo da maneira correta.

Cuidado ao manusear as peças.Cuidado ao manusear as peças.

Agora que você já sabe como manusear os componentes e também já providenciou as ferramentas necessárias, é hora de colocar a mão na massa.

Abrindo o gabinete
 

Independente se você vai fazer uma manutenção do PC ou se vai instalar um novo componente, a primeira coisa a se fazer é abrir o gabinete. Encontre todas as informações necessárias para realização desta tarefa.

 

Abrindo o gabinete

Desmonte um computador

Caso você esteja fazendo manutenção em uma máquina, pode ser preciso retirar alguns componentes. Por isso, não deixe de dar uma olhada na descrição completa e detalhada de como realizar esta tarefa.

Desmontando um computador

Como instalar a placa mãe

Um dos componentes mais importantes para o funcionamento do computador é a placa mãe. Justamente por isso é o primeiro componente que deve ser instalado. Confira todos os passos, em detalhes, de como fazer esta tarefa que, apesar de simples, exige um pouco de atenção do usuário.

Aprenda a instalar a placa mãe

Aplicando pasta térmica no processador

A pasta térmica, apesar de pouco comentada, é de extrema importância para o bom funcionamento de um computador. Sua principal função é aumentar a aderência entre o processador e o cooler para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Seguindo as dicas corretamente, você pode ficar frio e aplicar a pasta térmica sem medo.

 

Aplique a pasta térmica no processador

Colocando o processador

Depois que a pasta térmica foi aplicada corretamente, é hora de instalar o processador no lugar destinado a ele na placa mãe. Não é uma tarefa difícil, é verdade, mas exige um pouco de atenção por parte do usuário justamente pelo fato de o processador já conter pasta térmica em sua superfície. Mas é só seguir todos os passos corretamente que não há com o que se preocupar.

Colocando o processador.