MONTANDO PEQUENAS  REDES  PARTE  8  free contadores visitas

Compartilhando o fax modem

Vimos como devemos fazer para compartilhar diretórios e impressoras em nossa pequena rede. Se tudo correu bem e você seguiu todas as nossas instruções direitinho, a sua pequena rede de casa ou escritório deverá estar funcionando perfeitamente bem.

Se você tiver uma placa de fax modem instalada em um dos micros, poderá compartilhá-la com os demais micros da rede, para que você tenha acesso à Internet. Sim, você poderá acessar a Internet através de todos os micros da sua rede, e o melhor: todos podem acessar a Internet ao mesmo tempo, economizando tempo e dinheiro.

A configuração do compartilhamento do fax modem não é tão simples quanto o compartilhamento de impressoras e de diretórios. Como o Windows 9x não tem suporte para esse tipo de compartilhamento, é necessária a instalação de um programa que possibilite essa operação. Há vários no mercado, os mais conhecidos são o WinGate (http://www.wingate.net) e o InternetGate (http://www.maccasoft.com). Você pode dar download da versão shareware de um desses programas, que permite o compartilhamento de um fax modem com dois micros, que em geral é o que a maioria das pessoas precisa em redes montadas em casa ou no escritório (para compartilhar o modem com mais micros é necessário comprar o programa).

Vamos ver passo-a-passo como configurar o compartilhamento do fax modem em uma rede com dois micros usando o programa WinGate:

1. O primeiro passo a ser feito é instalar o programa. Esse programa só deve ser instalado no micro que possui a placa de fax modem.

2. Após instalar o programa, você precisará instalar o protocolo TCP/IP. Isso deve ser feito através do ícone Rede do Painel de Controle. Note que provavelmente o protocolo já aparecerá instalado, porém conectado à placa de fax modem. Você precisa instalar o protocolo para as placas de rede. Esse procedimento deverá ser feito nos dois micros e é extremamente simples: clique na caixa Adicionar, selecione Protocolo, clique na caixa Adicionar e escolha o protocolo TCP/IP da Microsoft.

3. Após instalar o protocolo TCP/IP, você precisará configurá-lo. Para isso, selecione o protocolo TCP/IP no ícone Rede do Painel de Controle. Tome muito cuidado para selecionar o TCP/IP que está ligado à placa de rede e não o que está ligado à placa de modem (Adaptador de Dial Up). Clique na caixa Propriedades. Essa configuração deve ser feita nos dois micros e deverá ser feita da seguinte forma:

2.1. Na guia Endereço IP, selecione Especificar um endereço IP. No campo Endereço IP, entre o valor 192.168.0.1 na máquina que possui o modem instalado. Na outra máquina, entre o valor 192.168.0.2. Caso sua rede tenha outras máquinas, elas deverão possuir endereços IP consecutivos à esses (ou seja, a próxima máquina teria o endereço IP 192.168.0.3 e assim sucessivamente). No campo Máscara da Sub-rede, entre o valor 255.255.255.0.

2.2. Na guia Configuração WINS, selecione Desativar Resolução WINS.

2.3. Deixe a guia Gateway em branco.

2.4. Na guia Ligações, deixe a caixa Cliente para Redes Microsoft marcada.

2.5. Nas demais guias, deixe os valores padrão (default).

3. Você precisará criar um arquivo chamado Hosts no diretório c:\windows dos dois micros. Esse arquivo pode ser criado através do comando Edit c:\windows\hosts ou então do bloco de notas. Tome muito cuidado, pois esse arquivo não poderá ter qualquer extensão (ou seja, se você editar um arquivo chamado hosts.txt este não funcionará). O conteúdo do arquivo variará de acordo com o micro. Note que o formato do arquivo é .

3.1. No micro que possui a placa de modem, o conteúdo deverá ser:

127.0.0.1 wingate

3.2. Já no outro micro, o arquivo Hosts terá o seguinte conteúdo:

192.168.0.1 wingate

4. Você deverá reiniciar o micro. Após reiniciar o micro, você deverá testar para ver se todos os passos descritos funcionaram. Para isso, entre o comando Ping wingate na linha de comando (através do ícone Prompt do MS-DOS ou então da opção Executar do menu Iniciar). Esse comando, que deverá ser executado nos dois micros, testa a conexão e informa se conseguiu se comunicar com o computador desejado. Se tudo correu bem, você terá resultados parecidos com o da Figura 1. Caso o comando Ping retorne informações de que não conseguiu conexão ou que houve estouro no tempo limite de conexão, significa que há algo de errado. Ou a conexão física dos micros está com problemas ou então você cometeu algum pequeno erro ao executar as configurações descritas no coluna de hoje. Repita passo-a-passo todos os procedimentos até detectar o que há de errado.


Figura 1: Testando a conexão TCP/IP.
X Ler Parte 9

X Ler Parte 7


Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados