Anti hacker, antivirus, downloads grátis, apostilas free, tutoriais de programas, Anti Invasão MONTANDO PEQUENAS REDES  PARTE 3  free contadores visitas

Montando a rede

Através da coluna da semana passada, você teve a oportunidade de decidir qual o tipo de cabo você utilizará em sua pequena rede. Independentemente do modelo escolhido, uma coisa é igual para todas as configurações: você precisará comprar uma placa de rede para cada micro que você pretende conectar em sua rede.

A instalação da placa de rede no micro não é muito difícil: basta você abrir o micro (com ele desligado, é claro) e instalar a placa em um slot disponível da placa-mãe, compatível com o modelo de placa de rede (ISA ou PCI). Como todas as placas de rede hoje em dia são plug and play, provavelmente você não encontrará problemas em sua instalação e configuração.

Ao ligar o micro, se o sistema operacional de seu micro for Windows 9x, ele automaticamente detectará a placa e pedirá o disquete contendo os seus drivers. Basta inserir na unidade de disquete o disco que acompanha a placa, informando a localização exata dos drivers (normalmente eles ficam em um subdiretório chamado \WIN9X ou \WIN95).

Após a instalação dos drivers e reinicialização do micro, confira se a placa está ou não apresentando algum tipo de conflito. Para isso, vá até o Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle) e verifique, na chave Adaptadores de Rede se a sua placa de rede aparece listada sem problemas, isto é, sem apresentar nenhum ponto de exclamação amarelo ou "xis" vermelho. Caso isso ocorra, significa que a placa está em conflito com algum outro dispositivo. Normalmente esse é um conflito de interrupção e, para solucioná-lo, basta alterar a interrupção utilizada pela placa. Para isso, basta dar um duplo clique sobre a placa e alterar a sua configuração através da guia Recursos da janela que aparecerá. Desabilite a caixa "Utilizar configurações automáticas" e altere manualmente a interrupção para um outro valor que não cause conflitos.

Após ter instalado as placas de rede nos micros, o próximo passo é a instalação dos cabos. A seguir mostraremos como você deverá montar cada configuração de cabo.

Caso 1 - Apenas dois micros usando par trançado

Se você pretende conectar somente dois micros em rede e não há planos de se instalar mais micros, a configuração mais barata é conectar esses dois micros através de um cabo par trançado. Esse cabo poderá ter até 100 metros de extensão. Você terá de preparar um cabo do tipo cross-over ou então você pode pedir para o próprio pessoal da loja onde você comprar o cabo prepará-lo para você. Se você quiser preparar o cabo sozinho, você precisará de um alicate para crimp e dois plugues do tipo RJ-45, para instalar nas pontas do cabo. O cabo par trançado possui oito fios e a ligação deverá ser feita da seguinte maneira:

Conector A Fio Conector B
Pino 1 Branco/Verde Pino 3
Pino 2 Verde Pino 6
Pino 3 Branco/Laranja Pino 1
Pino 4 Azul Pino 4
Pino 5 Branco/Azul Pino 5
Pino 6 Laranja Pino 2
Pino 7 Branco/Marrom Pino 7
Pino 8 Marrom Pino 8


X Ler Parte 4

X  Ler parte 2


Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados