Anti hacker, antivirus, downloads grátis, apostilas free, tutoriais de programas, Anti Invasão MONTANDO PEQUENAS REDES PARTE 6  free contadores visitas

Compartilhando a impressora

Agora que sua pequena rede já está montada e configurada, deveremos configurar a impressora que você pretende compartilhar, isto é, tornar acessível para todos os demais micros da rede.

Para compartilhar a impressora, basta, no micro onde ela está fisicamente instalada, você selecioná-la (através do ícone Impressoras existente em Meu Computador) e clicar com o botão direito do mouse sobre ela. Em seguida, escolha a opção Compartilhamento do menu que aparecerá. A janela da Figura 1 será apresentada. Você deverá selecionar "Compartilhado como" e preencher os campos existentes:

X Nome do compartilhamento: O nome pelo qual a impressora será conhecida pelos outros micros na rede. Recomendamos que seja um nome curto, com até 8 caracteres, sem espaços em branco.

X Comentário: Uma frase para lembrá-lo a função da impressora, por exemplo "Impressora jato de tinta", "Impressora laser", etc.

X Senha: Você pode definir uma senha para a impressora e somente os usuários que souberem a senha poderão utilizá-la.


Figura 1: Compartilhando a impressora.

Clique em Ok para habilitar o compartilhamento. Repare que o ícone da impressora passará a ter o desenho de uma "mãozinha", indicando que o compartilhamento está habilitado.

Após você ter habilitado o compartilhamento da impressora, você deverá instalá-la em todos os demais micros. A maneira mais fácil de se fazer isso é explorando através do ícone Ambiente de Rede. Através desse ícone, abra o micro onde a impressora está fisicamente instalada. Automaticamente será aberta uma janela mostrando os dispositivos compartilhados pelo micro, no caso, a impressora. Observe o exemplo da Figura 2, onde o micro onde a impressora estava instalada chamava-se "Pentium" e, a impressora, "hp690".


Figura 2: Procurando a impressora.

Dê um duplo clique sobre a impressora. O Windows automaticamente iniciará um assistente para a instalação de impressoras, que a instalará automaticamente em seu micro. No Windows 95, você precisará dos disquetes ou CD-ROM contendo os drivers da impressora, caso o sistema operacional não traga os drivers para o modelo de impressora instalado. Já o Windows 98 copia automaticamente os drivers que estão instalados no outro micro, facilitando bastante o processo de instalação.

Após a impressora ter sido instalada, ela passará a ser listada como sendo um dispositivo conectado ao micro, como você pode observar na Figura 3. As impressões poderão ser feitas normalmente através de qualquer programa, como se a impressora estivesse fisicamente instalada ao micro.

Configurando a Impressora
Figura 3: Impressora de rede corretamente instalada.

X Ler Parte 7

X Ler Parte 5



Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados