MONTANDO PEQUENAS REDES PARTE 7  free contadores visitas

Compartilhando diretórios

Você pode configurar os micros de sua pequena rede para o compartilhamento de diretórios, permitindo que outros micros possam ler e gravar dados em discos localizados em outros micros. Muito interessante notar que qualquer dispositivo de armazenamento de dados pode ser compartilhado, isto é, o diretório compartilhado não precisa ser necessariamente do disco rígido. Dessa maneira, você pode compartilhar também unidades de CD-ROM, Zip-drives, etc.

Nesse tipo de rede do Windows 9x, você só pode utilizar outros diretórios para ler arquivos de dados, ou seja, documentos de processador de textos, planilhas, etc. Você não pode utilizar esse recurso para executar um programa que esteja instalado em outra máquina. Isso ocorre porque todo programa quando é instalado, faz modificações no sistema operacional (por exemplo, no Registro do Windows e em seus arquivos INI), além de copiar arquivos do próprio programa para o diretório do Windows (tipicamente arquivos com extensão DLL). Como essas modificações são efetuadas somente na máquina onde o programa foi instalado, você não conseguirá rodá-lo a partir de outro micro.

Compartilhar diretórios é tão simples quanto compartilhar impressoras. No micro que possui diretórios ou discos a serem compartilhados com os demais micros da rede, faça o seguinte: em Meu Computador (ou no Windows Explorer), selecione o diretório a ser compartilhado. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o diretório e escolha a opção Compartilhamento do menu que aparecerá. A janela da Figura 1 será mostrada, onde você configurará o compartilhamento. Selecione a opção Compartilhamento e faça as seguintes configurações:

X  Nome do Compartilhamento: Será o nome pelo qual o disco (ou diretório) será conhecido por todos os micros da rede. Sugerimos um nome curto, com até 8 caracteres.

X  Comentário: Uma pequena descrição do conteúdo ou função do disco ou diretório.

X  Tipo de Acesso: Você pode configurar se os demais micros terão ou não o privilégio de gravar dados no diretório ou, ainda, definir que essa ação depende de senha.

X  Senhas: Aqui você poderá configurar senhas para o acesso ao diretório ou disco que está sendo compartilhado.

Compartilhamento do Disco
Figura 1: Configurando o compartilhamento do disco.

Uma boa dica é compartilhar o disco inteiro, assim você não precisará ficar compartilhando cada diretório do disco individualmente. Para isso, basta compartilhar o diretório raiz do disco (disco rígido, CD-ROM, Zip-drive, etc).

Nos micros onde você deseja ler os discos ou diretórios compartilhados, basta procurar pelo compartilhamento através do ícone Ambiente de Rede da Área de Trabalho. Clicando no ícone do micro onde os recursos estão disponíveis, aparecerá uma lista de impressoras e diretórios disponíveis, como mostra a Figura 2. Clicando sobre o diretório compartilhado, você poderá ver o seu conteúdo e ter acesso aos arquivos.


Figura 2: Visualizando os dispositivos disponíveis.

Para tornar tudo ainda mais fácil, você pode definir letras de unidades (D:, E:, F:, etc) para cada disco ou diretório compartilhado. Para isso, selecione o diretório que você deseja definir uma letra. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Mapear Unidade de Rede do menu que aparecerá. Será apresentada a janela da Figura 3, onde você define uma letra para o diretório (por exemplo, F:). Após esse procedimento, basta acessar essa letra de unidade para ter acesso ao disco ou diretório compartilhado. Você terá acesso a essa unidade inclusive através do prompt do DOS.

Letra de unidade
Figura 3: Definindo uma letra de unidade ao diretório compartilhado.


X Ler Parte 8

X Ler Parte 6


Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados