Anti hacker, antivirus, downloads grátis, apostilas free, tutoriais de programas, Anti Invasão

 

Particionar e formatar um disco rígido - três partições   free contadores visitas

A seguir você poderá acompanhar como proceder para particionar e formatar um disco rigido.
É importante você saber, antes de iniciar estes procedimentos, que os computadores padrão IBM-PC e seus dispositivos podem apresentar inúmeras variações técnicas e tecnológicas, sendo que o procedimento abaixo é genérico. São exigidas outras informações adicionais para que o usuário possa executar este trabalho por completo. Portanto muito cuidado ao executá-lo.
O PC Mais! e seus responsáveis não garantem que todos os procedimentos vão levá-lo ao resultado desejado e não se responsabilizam por quaisquer danos que possam vir a ocorrer ao(s) equipamento(s) após seguidos os passos abaixo.
Alem disso, atente sempre para os cuidados básicos:
1 - mantenha a fonte com o cabo de alimentação elétrica desconectado durante a montagem;
2 - verifique a tensão correta de alimentação da fonte chaveada de seu PC e a tensão fornecida nas tomadas onde este PC será testado.
3 - procure se precaver contra os danos que podem ser causados pela energia elestrotática. Para tanto adquira uma pulseira antiestática e a fixe no Terra, ou caso não esteja com o equipamento aterrado, no gabinete do computador enquanto manuseia os diversos circuitos integrados e outros dispositivos.
4 - verifique atentamente no manual do fabricante a tensão correta de alimentacao da fonte e tensão fornecida pela rede elétrica na qual o dispositivo está sendo instalado.
5 - lembre-se que a operação de particionamento irá eliminar todas as informações (arquivos, aplicativos, etc.) existentes em seu disco rígido.

Passo nº 1
Inicie o computador com o boot pelo disquete. Terminada a inicializacão digite em A:\> ("prompt" do MS-DOS) o comando Fdisk e tecle "Enter".

Passo nº 2
O FDISK perguntará se você deseja instalar um HD de grande capacidade. Se o HD a ser particionado puder armazenar mais que 2GB em dados digite S e tecle "Enter", caso contrário digite N e tecle "Enter".
 
Passo nº 3
Depois aparecerá um menu com quatro opções. Escolha a opção "1" e tecle "Enter", para que possamos ir ao menu onde criaremos as partições.
 

Passo nº 4
Escolha a opção "1" e tecle "Enter" para criar a partição primária. Será feita uma verificação de integridade da mídia do HD.

 
Passo nº 5
O Fdisk perguntará se você deseja utilizar o tamanho máximo do HD para a partição primária. Para dividir o HD em duas partições, responda N e tecle "Enter".
Passo nº 6
Será feita nova verificação de integridade nos discos do HD e surgirá uma tela perguntando quanto da capacidade total do HD você deseja utilizar para a partição primária. Neste exemplo vamos digitar 60% e teclar "Enter". Estará criada a partição primária, indicada em nova tela como unidade C. Tecle "Esc" para retornar à tela principal do Fdisk.
Passo nº 7
Na tela principal do Fdisk selecione a opção "1" e tecle "Enter". Na tela que surgirá, selecione "2" e tecle "Enter" para criar uma partição estendida utilizando o espaço restante do HD que é de 40%. Ao surgir a tela solicitando o volume para a particão estendida, apenas tecle "Enter" para aceitar o valor que corresponde aos 40% restantes do hd. Será feita nova verificação de integridade do winchester.
Observe que o volume destinado à partição primária (60%) somado ao volume destinado à partição estendida (40%) devem sempre somar 100%, para não desperdiçar espaço em disco.
Tecle "Esc" e será feita nova verificação de integridade do winchester.
 
Passo nº 8
Nova tela será mostrada pelo Fdisk perguntando quanto do volume da partição estendida será destinado à esta unidade lógica. Neste exemplo digitaremos 50% no campo reservado. Tecle "Enter" para aceitar o valor digitado e nova verificação de integridade do disco será feita. Terminada a verificação, surgirá uma tela indicando a criação da unidade lógica "D".
 
Passo nº 9
O Fdisk está perguntando qual o espaço destinado à terceira partição, oferecendo 50%. Lembre-se que estes 50% são referentes à partição estendida, já que a partição primária não pode ser dividida. Tecle "Enter" para aceitar o valor digitado.
Nova tela surgirá indicando a criação da unidade lógica "E". Tecle "Esc" para voltar à tela principal do Fdisk.
Passo nº 10
Há na tela principal do Fdisk um aviso solicitando a ativação de uma partição.
Selecione a opção "2" para ativar a partição "1" (partição primária). O aviso "Partição 1 ativada" indica o sucesso desta operação. Tecle "Esc" para retornar à tela principal do Fdisk.
 
Passo nº 11
Teclar "ESC" duas vezes para sair do Fdisk, retornando ao prompt do MS-DOS (A:\>). Tecle "CTRL + ALT + DEL" para reiniciar o computador. 
Passo nº 12
No prompt do MS-DOS (A:\>) digite format c: e tecle Enter para que o HD possa ser formatado. Ao ser perguntado se têm certeza que deseja formatar o HD (observe que todos os arquivos serão apagados do disco rígido), tecle S.
Ao final da formatação será solicitado um nome para o volume (disco rígido). Caso deseje digite um nome com até 11 caracteres ou simplesmente tecle Enter, deixando o HD sem rótulo.
Passo nº 13
Terminada a formatação da unidade C (partição primária), você precisará formatar também a unidade D. No prompt do MS-DOS (A:\>) digite format d: e tecle Enter para que o HD possa ser formatado. Ao ser perguntado se têm certeza que deseja formatar o HD (observe que todos os arquivos serão apagados do disco rígido), tecle S.
Ao final da formatação será solicitado um nome para o volume (disco rígido). Caso deseje digite um nome com até 11 caracteres ou simplesmente tecle Enter, deixando o HD sem rótulo.
 
Passo nº 14
Terminada a formatação da unidade D, você precisará formatar também a unidade E. No prompt do MS-DOS (A:\>) digite format e: e tecle Enter para que o HD possa ser formatado. Ao ser perguntado se têm certeza que deseja formatar o HD (observe que todos os arquivos serão apagados do disco rígido), tecle S.
Ao final da formatação será solicitado um nome para o volume (disco rígido). Caso deseje digite um nome com até 11 caracteres ou simplesmente tecle Enter, deixando o HD sem rótulo.
 

Passo nº 15
Agora seu HD está pronto para receber a instalação do Windows.

Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados