1. Privacidade dos E-mails  free contadores visitas

O serviço de e-mails foi projetado para ter como uma de suas principais características a simplicidade. O problema deste serviço é que foi comparado com o correio convencional, dando a falsa idéia de que os e-mails são cartas fechadas. Mas eles são, na verdade, como cartões postais, cujo conteúdo pode ser lido por quem tiver acesso a eles.

1.1. É possível alguém ler e-mails de outro usuário?

As mensagens que chegam à caixa postal do usuário ficam normalmente armazenadas em um arquivo no servidor de e-mails do provedor, até o usuário se conectar na Internet e obter os e-mails através do seu programa leitor de e-mails.

Portanto, enquanto os e-mails estiverem no servidor, poderão ser lidos por pessoas que tenham acesso a este servidor1. E enquanto estiverem em trânsito, existe a possibilidade de serem lidos por alguma pessoa conectada à Internet.

1.2. Como é possível assegurar a privacidade dos e-mails?

Se a informação que se deseja enviar por e-mail for confidencial, a solução é utilizar programas que permitam criptografar o e-mail através de chaves (senhas ou frases), de modo que ele possa ser lido apenas por quem possuir a chave certa para decodificar a mensagem. Maiores informações sobre criptografia podem ser encontradas na

Alguns softwares de criptografia podem estar embutidos nos programas leitores de e-mails, outros podem ser adquiridos separadamente e integrados aos programas leitores de e-mails.

Devem ser usados, preferencialmente, programas de criptografia que trabalhem com pares de chaves, como o GnuPG, que pode ser obtido no site http://www.gnupg.org/.

Estes programas, apesar de serem muito utilizados na criptografia de mensagens de e-mail, também podem ser utilizados na criptografia de qualquer tipo de informação, como por exemplo, um arquivo sigiloso a ser armazenado em uma cópia de segurança

1.3. A utilização de programas de criptografia é suficiente para assegurar a privacidade dos e-mails?

Os programas de criptografia são utilizados, dentre outras finalidades, para decodificar mensagens criptografadas, recebidas por um usuário, no momento em que este desejar lê-las.

Ao utilizar um programa de criptografia para decodificar uma mensagem, é possível que o programa leitor de e-mails permita salvar a mensagem no formato decodificado, ou seja, em texto claro. No caso da utilização de programas leitores de e-mails com esta característica, a privacidade do conteúdo da mensagem é garantida durante a transmissão da mensagem, mas não necessariamente no seu armazenamento.

Portanto, é extremamente importante o usuário estar atento para este fato, e também certificar-se sobre o modo como suas mensagens estão sendo armazenadas. Como uma mensagem pode ser decodificada sempre que o usuário desejar lê-la, é aconselhável que ela seja armazenada de forma criptografada e não em texto claro.