Anti hacker, antivirus, downloads grátis, apostilas free, tutoriais de programas, Anti Invasão Tutorial básico do ICQ

Introdução

Este tutorial é voltado aos internautas que não conhecem o programa ICQ e desejam utilizá-lo. Aqui, serão mostradas as operações mais comuns e essenciais ao serviço. O nome dado ao programa vem da frase "I seek you" (eu procuro você) cuja pronúncia é semelhante à da sigla ICQ (em inglês). Trata-se de um software mundialmente usado para a troca de mensagens instantâneas. Numa comparação grosseira, é como se fosse um telefone, onde, ao invés de usar voz, você usa o teclado de seu computador para se comunicar.

UIN

Foto do ICQA primeira coisa a se fazer para usar o ICQ é baixá-lo. Para isso, você pode visitar o site oficial do serviço: http://www.icq.com/. Nele é possível fazer o download (gratuito) de várias versões do ICQ, inclusive o ICQ Lite, uma versão que conta somente com os recursos mais usados e por isso, é mais leve. A instalação do programa é muito fácil, bastando seguir as instruções. Por isso, esse processo não será mostrado aqui.

Durante a instalação, se você for um novo usuário, o programa o orientará para criar seu UIN (Universal Internet Number). Trata-se do número de registro de cada usuário do ICQ. É um número único, que só você possuirá. Ele funciona como uma espécie de identidade e é usado para distinguir você dos demais usuários. Caso você queira adicionar mais de um usuário do ICQ no mesmo computador (como um irmão, um primo), o processo é simples. Vá em My ICQ / Change User On This Computer / Register a New User. Para alternar de usuário, basta seguir este mesmo menu, só que escolhendo a opção Switch User. Os nomes dessas opções podem variar de acordo com a versão do ICQ usada, mas as diferenças costumam ser mínimas.

Adicionando amigos

Já tendo o seu UIN, o próximo passo é adicionar pessoas em sua lista para conversar. Se você quer encontrar alguém que já tem ICQ, basta ir em em Add e na caixa que aparecer digitar alguma informação que torne possível localizar o UIN em questão. As opções geralmente são: ICQ Number (UIN), Nickname (apelido), First name (primeiro nome), Last Name (sobrenome) e E-mail. Você pode preencher um ou mais desses campos. Clique em Find (encontrar) e em alguns segundos ele listará os UINs que possuem as informações que você preencheu. Nesta lista, procure a pessoa desejada, clique sobre UIN dela e em Add User (adicionar usuário). Muitas vezes, ao fazer isso, o UIN da pessoa não aparecerá imediatamente em sua lista de contatos. Ela pode ter a opção "Authorize" habilitada. Isso significa que ao clicar em Add User, seu ICQ enviará uma pedido de autorização para que você possa adicionar aquele UIN à sua lista de contatos. Quando você se cadastra no ICQ, também é possível usar a opção de Authorize. Assim, todos que quiserem adicionar seu UIN em listas de contato, somente o fará através de sua autorização. Isso é feito por meio de uma caixa que aparece no seu ICQ, onde você clica na opção desejada (autorizar, recusar, etc).

Para usar o recurso acima para adicionar uma pessoa, você precisa já conhecer alguma informação dela. Se você sabe que a pessoa usa ICQ, mas não conhece nenhuma informação precisa dela, poderá encontrá-la usando a opção Find Users, onde aparecerão mais campos que permitem encontrar o UIN desejado.

Mudando suas informações no ICQ

Quando você se cadastra no ICQ é possível informar uma série de coisas, como nome, data de nascimento, site pessoal, idiomas, telefone, e-mail, etc. Pode ser que você deseje mudar alguma dessas informações. Isso é fácil: clique em Main / View/Change my details (visualizar/mudar meus detalhes). Ali você poderá ver todas as suas informações e mudar as que achar necessário. Também no menu Main é possível personalizar seu ICQ, alterando suas opções de uso. Para isso, basta selecionar Preferences. Ali são listados uma série de funcionalidades que você pode configurar.

Salvando sua lista de contatos

O ICQ permite que você salve sua lista de contatos no servidores do programa. Assim, quando você formatar sua máquina e tiver que reinstalar o ICQ, não precisará adicionar cada usuário novamente. Basta carregar a lista que está guardada no servidor. Para isso, vá em My ICQ / Save/Load Contact List e escolha a opção desejada. É um processo bem simples.

Seu Status

O ICQ oferece várias opções para que você possa ser visualizado pelas pessoas que tem seu UIN na lista de contatos. Para acessar essas opções, clique com o botão direito do mouse no símbolo do ICQ, que fica ao lado do relógio do Windows e acione o menu My Status. Esse menu oferece as seguintes opções:

Online/Connect opção padrão e mostra que você está on-line
Away mostra que você está ocupado/ausente e que talvez não responda mensagens naquele momento
Extend away mostra que você está ocupado/ausente e que não responderá mensagens naquele momento
Occupied mostra que você está ocupado e que atenderá somente mensagens urgentes
DND (Do not Disturb) mostra mensagem de não pertube (não envie mensagens)
Privacy (invisible) você fica on-line, ninguém te vê, mas você vê a todos. É como se você estivesse desconectado
Offline/disconnect você não está on-line

 

 

 

 

Este foi apenas um tutorial básico para que você aprenda a usar o ICQ. O programa oferece ainda muitas outras funcionalidades. Basta explorá-lo para conhecê-las. Clique aqui para acessar mais dicas de ICQ.


Anti Invasão 2004 Todos os Direitos Reservados